Os 10 mandamentos para um cabelo saudável no verão

O tricologista João Gabriel Nunes destrinchou os cuidados para um verão bondoso com os fios

Ah, o verão! Época do ano que une temperaturas altíssimas, praia, sol e muitos mergulhos na piscina, a estação é, infelizmente, um prato cheio para acabar com a saúde dos fios. Então, todo cuidado é pouco para manter o cabelo intacto e aproveitar o resto do ano com as mechas lindas.

À Vogue Digital, o tricologista João Gabriel Nunes, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da Academia Europeia de Dermatologia, destrinchou os dez mandamentos para um verão bondoso com os fios.

1. Uma boa alimentação
O termo “nutrição capilar” se tornou comum entre os profissionais de tricologia e, como o próprio nome diz, pede por manter os fios supridos de suas necessidades nutricionais. “A adequada nutrição garante o transporte de nutrientes do sangue para o bulbo capilar”, comenta Nunes. Entre os alimentos com resultados positivos para o cabelo estão: frutas vermelhas, castanhas, gengibre, espinafre, atum e ovos.

2. Dose extra de hidratação
No verão, o ressecamento da haste capilar é mais do que normal. “Para evitar a desidratação excessiva e frizz é indispensável investir na hidratação, além de um adequado detox capilar para equilibrar o PH do couro cabeludo”, sugere o tricologista.

3. Reforce o nécessaire
Manter itens de cuidados com os fios no nécessaire da praia ou da piscina é indispensável. Leave-ins com FPS são a opção perfeita para carregar na bolsa, mas sempre lembrando que ele deve ser aplicado apenas no comprimento do cabelo. Além dele, xampu sem sal e parabéns, a versão antirresíduo e o inseparável condicionador são indispensáveis.

4. Esfrie a cabeça
O mood relax do verão pede por dias sem estresse e nada de cabeça quente, portanto, a dica da vez é esfriar o couro cabeludo. “Evite o uso abusivo de secador, finalizadores e chapinha”, reforça Nunes.

5. Enxágue!
Após um mergulho na piscina ou mar, a dica da vez é não esquecer de lavar o cabelo em água doce após a diversão. Segundo o especialista, o combo sal + sol + cloro não é compatível com fios saudáveis.

6. Invista em novos tratamentos
Uma sugestão de Nunes é um novo tratamento, que já se mostrou muito eficiente: a hidratação injetável. Super power, ela deposita silício orgânico, vitaminas e ácio hialurônico fragmentável diretamente no couro cabeludo para um resultado ainda mais satisfatório.

7. Saiba qual é o seu tipo de cabelo
“Existem mais de 30 tipos e subtipos de cabelo e cada um tem uma necessidade específica”, conta o tricologista. Então, saber exatamente qual o seu estilo capilar é imprescindível para você acertar na hora de escolher o melhor tratamento ou produto para o seus fios.

8. Não deixe de fazer uma avaliação capilar
Mesmo que você saiba exatamente o que o seu cabelo pede, o verão é uma época que necessita de cuidados redobrados. Portanto, uma avaliação profissional pode dizer exatamente quais são as necessidades do seu cabelo para cuidados ainda mais eficientes.

9. Cuidado ao pentear os fios molhados
Cabelo molhado e escovas são um perigo para a saúde dos fios. A possibilidade de mechas quebradiças com a prática é alta, então, prefira utensílios próprios pra cabelos úmidos e vá com calma!

10. Trate dos fios durante o resto do ano
Terminou o verão com os fios danificados? Não tenha medo de começar tudo de novo assim que voltar à rotina. Trate do cabelo ao longo dos meses pra um 2019 com a saúde capilar renovada!

Fonte: http://vogue.globo.com

Outras notícias