O que se deve saber para sua marca de moda virar uma Franquia

Veja este conteúdo em um esquema de pergunta e respostas que podem lhe ajudar e entender melhor esse universo de franquias.

O que é franquia?

Franquia “é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços.”


Qual é a chave para ter uma franquia?

A chave para ter uma franquia é ter o know-how (saber fazer / conhecimento) e conseguir passá-lo para um manual de forma clara e organizada para o franqueado. Para ter uma franquia, o franqueado deve vender um conceito e não apenas um produto e ter uma BOA ESTRUTURA DE SUPORTE para conseguir atender bem e de forma uniforme as novas lojas, uma vez que o cliente não pode notar a diferença entre uma loja e outra.


O que o franqueado irá pagar ao franqueador?

O franqueado deve pagar uma taxa de ingresso (paga na assinatura e do contrato), taxa de propaganda (mensalmente) e os royalties (mensalmente) que normalmente são calculados através do faturamento do franqueado.


O que se deve ter para fazer para sua marca se tornar uma franquia?

* Ter o nome da marca devidamente registrado;
* Ter alto conhecimento de mercado e produto;
* Ter bons resultados financeiros com sua marca, para assim atrair interessados em ter sua franquia;
* Construir uma manual para o franqueado;
* Construir um bom plano de treinamento para o franqueado e seus funcionários;
* Ter um bom plano de marketing;
* Ter uma boa logística e estrutura para atender os franqueados de forma igualitária;

Se a sua marca possui bons resultados e você tem uma estrutura para alcançar todos os tópicos citados anteriormente, você pode estudar a possibilidade de transformá-la em uma franquia.

Muitas pessoas querem ter seu próprio negócio, mas têm medo de falhar como empreendedores, contudo, uma vez que a franquia vem de uma marca de sucesso com uma estrutura mais estável, ela se torna uma boa opção para esse público.

Avalie bem todos os prós e contras e pense que fazer da sua marca uma franquia pode aumentar de forma exponencial seu lucro.

Por Natalia Zuca

Outras notícias